quinta-feira, 18 de junho de 2009

AJUSTES DE CURVAS

Ajuste de Curvas

Através deste menu acessível em Image > Adjustments > Curves também podemos ajustar sombras, brilho e meio-tons.

O quadro de diálogo mostra a curva de tons da imagem ativa. Como na opção de ajuste de níveis, selecione o seu canal de atuação no menu Channel, escolhendo entre o canal principal ou apenas um dos canais componentes da imagem.

Após escolher o canal em que você quer trabalhar, você vai alterar a curva dos tons. Clique em um ponto da curva, e arraste-a para cima ou para baixo. Você estará alterando as áreas claras e escuras da imagem, e conseqüentemente o contraste da imagem. Você pode também fazer alterações em vários pontos da curva. Faça uma primeira alteração, clique em um segundo ponto da curva. Você estará alterando apenas aquele intervalo da curva.

Figura 4.6 – Caixa de diálogo para ajuste de curvas.

Se quiser desenhar a curva ponto por ponto, clique no ícone de lápis e siga pontilhando o espaço da curva.

Para definir um ponto preto ou um ponto branco, selecione respectivamente o ícone de conta-gotas preto ou branco e clique no ponto da imagem que você quer que seja o ponto mais preto ou mais branco da imagem. A curva vai se ajustar automaticamente àquela tonalidade escolhida.

Acompanhe as alterações na imagem, deixando a caixa de seleção Preview marcada.

Leia Mais... »

AJUSTES DE BRILHO E CONTRASTE

Ajuste de Brilho e Contraste

Através do menu de brilho e contraste, podemos alterar facilmente estas características em uma imagem. Clique em Image > Adjustments > Brightness/Contrast.

Figura 4.7 – Caixa de diálogo para ajuste de brilho e contraste.

Arraste a setinha de brilho (Brightness) para a direita para aumentar o brilho da imagem, e para a esquerda para diminuir seu brilho. Faça a mesma coisa com a setinha de contraste (Contrast).

Para fazer ajustes de brilho e contraste em apenas pequenos pedaços da imagem, você pode usar as ferramentas Dodge Tool, Burn Tool e Sponge Tool.

Figura 4.8 – Ferramentas Dodge, Burn e Sponge.

A ferramenta Dodge é usada para aumentar o brilho da área onde você clicar, enquanto a ferramenta Burn diminui o brilho da área. A ferramenta Sponge altera a saturação da imagem.

Para usar qualquer uma destas ferramentas, selecione uma delas na paleta de ferramentas, selecione o tamanho do pincel, a área de atuação (sombras, brilho ou meio-tons, respectivamente Shadows, Highlights e Mid-tones) e a exposição a ser aplicada pela ferramenta, que determina a intensidade do efeito. Para usar a ferramenta Sponge, você não precisa determinar a área de atuação, mas sim se quer aumentar (Saturate) ou diminuir (Desaturate) a saturação da imagem.

Leia Mais... »

AJUSTES DE CORES

Ajustes de Cores

O Photoshop oferece uma variedade de opções para alterar cores de uma imagem, trabalhando com a saturação de cada canal. Veremos aqui quais as opções disponíveis.

o A opção Color Balance (Image > Adjustments > Color Balance) também trabalha com as áreas de sombras, brilho e meio-tons. Nela, para cada uma dessas áreas você define se quer aumentar ou diminuir a intensidade de cada par de cores (Cyan e Vermelho; Magenta e Verde; Amarelo e Azul). Experimente fazer alterações nessas combinações.

o A opção Hue/ Saturation (Image > Adjustments > Hue/ Saturation) trabalha com os índices de saturação e luminosidade das imagens. Você pode alterar os valores por canal, selecionando aquele que você quer editar no menu Edit, ou alterar o canal principal, que contém todas as cores (Master). A opção Colorize torna a imagem monocromática, com variações apenas de tons. A opção Desaturate (Image > Adjustments > Desaturate) remove toda saturação da imagem, tornando-a cinza automaticamente.

o A opção Selective Color (Image > Adjustments > Selective Color) também faz ajustes por canal de cor, aumentando ou diminuindo a intensidade de aplicação de Cyan, Magenta, Amarelo e Preto em cada canal. A opção Channel Mixer (Image > Adjustments > Channel Mixer) trabalha da mesma forma, mas apenas com os canais RGB (Vermelho, Verde e Azul).

o A opção Gradient Map (Image > Adjustments > Gradient Map) trabalha aplicando gradientes à imagem. Para isso selecione um dos gradientes disponíveis clicando na setinha na lateral do gradiente e selecionando um dos disponíveis no menu. Se quiser criar um novo, clique no gradiente aplicado (faixa maior). De um duplo clique nas setinhas que apresentam as cores do gradiente, selecione a cor que você quer aplicar. Mude a localização das setinhas caso queira aumentar ou diminuir a amplitude do degradê. Clique em New para salvar seu gradiente, e em OK para aplicar o efeito.

o A opção Photo Filter (Image > Adjustments > Photo Filter) aplica um filtro de cor à imagem. Selecione o filtro ou a cor desejada (clique na cor se quiser alterá-la) para aplicar e selecione a densidade de aplicação do filtro.

o A opção Shadow/ Highlight (Image > Adjustments > Shadow/ Highlight) permite definir a porcentagem de aplicação de sombras e brilho.

DICA: Todas as configurações podem ser salvas, clicando no botão Save de cada caixa de diálogo. Para reutilizar a configuração em outra imagem, clique no botão Load e selecione o arquivo salvo anteriormente.
Leia Mais... »

FERRAMENTA HISTORY

A Ferramenta History (ou Histórico) é a ferramenta que permite realizar múltiplos undos, ou seja, desfazer vários passos que você aplicou nas imagens em que você está trabalhando no Photoshop

1. Para exibir a ferramenta, clique em Window> History.
2. Para retornar a algum passo anterior de sua criação, clique na etapa para onde você quer retornar.
3. Para descartar tudo o que já foi feito e retornar à imagem inicial, clique no ícone da imagem na paleta. A imagem retornará ao seu aspecto original.
Leia Mais... »

RESUMO RAPIDO PATCH TOOL

Ferramenta Correção:
1. Selecione a ferramenta Correção.
2. Faça a seleção de uma área que você queira reproduzir.
3. Deixe a opção Destination marcada.
4. Posicione o cursor dentro da área selecionada.
5. Arraste-a até o local a ser corrigido.
Leia Mais... »

RESUMO RAPIDO CARIMBO

Correção de Imagens
Ferramentas de Recuperação ou Carimbo:
1. Selecione a ferramenta de Recuperação, Correção ou Carimbo.
2. Selecione o tamanho desejado para a “ponta” da ferramenta.
3. Defina a intensidade da aplicação do efeito (Hardness).
4. Leve o cursor do mouse até uma área que você considere “boa”. Pressione a tecla Alt e clique com o botão do mouse.
5. Arraste o cursor pelas partes da imagem que você quer corrigir.
Leia Mais... »

RECORTE DE IMAGENS PHOTOSHOP

No menu de filtros, temos outros três com funcionalidades bem diferentes dos citados nos posts anteriores. Vamos ver aqui como funciona o Extract, que auxilia no recorte de imagens com fundos complexos, como por exemplo fazer recorte de cabelos, ao invés de usar a seleção com a ferramenta Lasso.


1. Clique em Filter > Extract.
2. Selecione o layer onde está a imagem que você quer destacar do fundo, como no exemplo abaixo.
recorte de imagens no Photoshop
Figura 6.14 – Imagem com fundo a ser destacado.

No lado direito da caixa de diálogo, especifique as opções (Tool Options) para a ferramenta que você vai usar:
1. Em Brush Size, especifique o tamanho do pincel e da borracha que serão usados.
2. Em Highlight e Fill, selecione as cores para fazer a marcação.
3. Se você estiver selecionando uma imagem com bordas bem definidas, selecione a opção Smart Highlighting. Isto vai fazer com que a seleção fique bem definida, sem que você precise fazer um traçado muito preciso, pois o Photoshop vai fazer isso por você.

Especifique também as opções de Extração (Extraction Options):
1. Selecione Textured Image se seu fundo tiver alguma textura.
2. Em Smooth, digite um valor maior ou menor se quiser que seu traçado seja respectivamente mais ou menos suave.
3. Selecione Force Foreground se o seu objeto tiver um interior complexo.

Defina agora a área que você quer extrair.
1. Com a Ferramenta de Marcação recorte de imagens no Photoshop, contorne a imagem que você quer destacar, marcando a borda da imagem com uma pequena porção do fundo.
Use uma ponta mais grossa se você estiver marcando áreas mais complexas, como cabelo ou folhagens. Percorra todo o caminho da borda da imagem, fazendo uma área fechada (Você só não precisa contornar as áreas que já sejam bordas do arquivo).
2. Agora com a Ferramenta de Preenchimento recorte de imagens no Photoshop preencha a parte de dentro do contorno. Para isso clique no interior da imagem contornada. Se clicar novamente na área preenchida com a ferramenta de preenchimento, o preenchimento será removido. Isto pode ser útil se precisar corrigir algum contorno.

Veja como a imagem trabalhada deve ficar:

recorte de imagens no Photoshop
Figura 6.15 – Imagem a ser extraída.

3. Para apagar algum traço e corrigí-lo, use a ferramenta borracha recorte de imagens no Photoshop.
4. Clique no botão Preview para verificar como ficou a imagem extraída.
5. Para fazer retoques, marque as opções Show Extracted, Show Highlight e Show Fill, assim você terá acesso ao contorno e preenchimento feitos, podendo alterá-los.
A ferramenta Cleanup apaga traços do fundo da imagem, deixando-o mais transparente. Para fazer com que o fundo reapareça, pressione a tecla Alt enquanto estiver usando a ferramenta. A ferramenta Edge Touchup faz com que os traços de contorno fiquem mais definidos recorte de imagens no Photoshop
6. Para extrair finalmente a imagem, clique em OK.
recorte de imagens no Photoshop
Leia Mais... »

RESUMO RAPIDO DE UMA PANORAMICA

1. Clique em File > Automate > Photomerge.
2. Selecione as imagens que você usará na montagem.
3. Clique em OK.
4. Na janela Photomerge, que se abre após este processo, verifique a união das imagens. Para unir as imagens, mantenha a opção Keep as Layers desmarcada. Se quiser mantê-las em layers separados, marque a opção Keep as Layers.
5. Clique em OK para finalizar a panorâmica.
Leia Mais... »

RESOLUÇAO DE ARQUIVO

A resolução de uma imagem é a quantidade de pontos por unidade de medida que formam uma imagem, quanto maior esta quantidade de pontos, maior a qualidade da imagem, mas isto não significa que você deve usar sempre 1200 dpi, por exemplo. Cada resolução padrão tem sua utilidade, pois você deve levar em conta a finalidade da imagem em que está trabalhado.
Ao trabalhar com imagens para mídia impressa, você pode trabalhar com resoluções a partir de 300 dpi (dotz per inch, ou pontos por polegada). Quanto maior a resolução, maior fica a imagem em Kb. Ao gerar imagens para a Web, você deve usar 72 dpi, que é a mesma resolução da tela do computador.
Para alterar a resolução de uma imagem:
1. Clique em Image > Image Size.
2. Em Resolution, digite a resolução desejada.

Figura 9.7 – Caixa de diálogo para alteração de resolução.

3. Marque a opção Resample Image se quiser diminuir a resolução mas manter o tamanho em pixels da imagem. É importante lembrar que aumentar a resolução “artificialmente” não aumenta a qualidade da imagem, por isso evite fazê-lo.
4. Se você quiser mudar o tamanho da imagem, você também pode digitar os valores nesta caixa de diálogo. Se você for diminuir o tamanho da imagem e quiser aumentar a resolução da imagem, não marque a opção Resample Image. Esta opção mantém o mesmo número de pixels da imagem. Consequentemente, se você aumentar o tamanho da imagem, sua resolução vai diminuir.
5. Marque a opção Constrain Proportions para manter a proporção da imagem.
Leia Mais... »

CRIANDO PARAGRAFOS DE TEXTO

Criando Parágrafos de Texto

Para criar áreas de texto, existem duas formas. A primeira delas é selecionar a ferramenta de texto e clicar na imagem, o Photoshop vai criar um novo layer contendo este texto. Esta forma é útil para pequenas quantidades de texto, uma frase no máximo, pois o texto neste caso não se torna um texto corrido, não descendo para a próxima linha quando chega ao final da imagem, por exemplo.
A segunda forma é selecionar a ferramenta de texto e clicar e arrastar o cursor na imagem. Desta forma o Photoshop estará criando, também em um novo layer, uma caixa de texto que oferece mais opções para lidar com uma quantidade um pouco maior de texto. Vamos trabalhar com a segunda forma no próximo exercício.

Se você criar um layer de texto da primeira forma, mas quiser transformá-lo em uma caixa de texto, clique em Layer > Type > Convert to Paragraph Text.

Vamos trabalhar com a caixa de texto no próximo exercício.

1.   Selecione a ferramenta de texto horizontal.

 Figura 5.1 – Ferramentas de texto.

2.   Clique na imagem e arraste o cursor para formar uma caixa de texto. Digite algo dentro desta caixa. Ao chegar ao final da linha o texto desce para a próxima linha de acordo com o tamanho da caixa.

Figura 5.2 Caixa de texto.

3.   Se quiser alterar algo digitado, apenas selecione o que você quer alterar e digite o texto correto. Para eliminar alguma parte do texto, selecione o que você quer eliminar e aperte a tecla Del.

4.   Experimente puxar os pontos da caixa de texto para cima, para baixo, para a esquerda e para a direita. Desta forma você pode redimensionar o tamanho da caixa de texto e o texto se reajustará automaticamente.

5.   Na barra de opções superior você pode definir nos menus de opções a fonte desejada (o desenho da letra) e o estilo (negrito, itálico, regular, etc) de acordo com as opções que a fonte que você escolheu tiver. Defina o tamanho da fonte, o estilo de suavização de bordas e o alinhamento do texto (à esquerda, centralizado ou à direita). Continuando a seguir à direita em direção ao final da paleta, você ainda pode alterar a cor do texto e abrir a paleta de deformação de texto e de características de parágrafo.

Figura 5.3 – Barra de opções de texto.

As opções mostradas na barra de opções são as configurações que seu texto vai ter ao ser digitado inicialmente.

Para alterar estas configurações após o texto ter sido digitado, basta selecionar a parte que você quer alterar, clicando e arrastando o cursor do mouse, e alterar a configuração na barra superior.

Para aplicar as alterações, clique no ícone de OK (abaixo) na barra de opções ou selecione a ferramenta de movimentação.

Para fazer novas alterações, selecione novamente a ferramenta de texto, selecione o layer onde está o texto que você quer editar e clique em uma das palavras.

As outras ferramentas associadas à ferramenta de texto horizontal são:

A Ferramenta de texto vertical, que cria textos verticais, da mesma forma que a ferramenta de texto horizontal cria textos na horizontal.

A Ferramenta de Máscara de texto horizontal, que cria uma seleção com o texto digitado na horizontal.

A Ferramenta de Máscara de texto vertical, que cria uma seleção com o texto digitado na vertical.

Leia Mais... »

corrigindo ortografia

Como vimos no post anterior, podemos definir o idioma do texto em que estamos trabalhando. Desta forma, a partir da versão 7 do Photoshop podemos passar corretor ortográfico e ter mais segurança com a correção do texto. Veja na imagem abaixo as opções disponíveis de idioma.

Figura 5.8 – Opções disponíveis de idioma na paleta de Caractere.

Verificação de Ortografia

Para verificar a ortografia, selecione o texto que quer verificar e clique em Edit > Check Spelling. Se houver palavras que o corretor ortográfico não identifique ele abrirá uma caixa de diálogo e mostrará a palavra no campo Not in Dictionary e sugerirá uma correção em Change To.

Se quiser alterar a sugestão, digite a sua própria sugestão no mesmo campo Change To. Para fazer a alteração, clique no botão Change. Se quiser alterar todas as ocorrências desta mesma palavra, clique no botão Change All. Se quiser manter a palavra do jeito que está, clique no botão Ignore. Se quiser manter todas as ocorrências desta mesma palavra, clique no botão Ignore All. Para finalizar a correção, clique em Done.


Leia Mais... »

VERIFICANDO ORTOGRAFIA

Para verificar a ortografia, selecione o texto que quer verificar e clique em Edit > Check Spelling. Se houver palavras que o corretor ortográfico não identifique ele abrirá uma caixa de diálogo e mostrará a palavra no campo Not in Dictionary e sugerirá uma correção em Change To.

Se quiser alterar a sugestão, digite a sua própria sugestão no mesmo campo Change To. Para fazer a alteração, clique no botão Change. Se quiser alterar todas as ocorrências desta mesma palavra, clique no botão Change All. Se quiser manter a palavra do jeito que está, clique no botão Ignore. Se quiser manter todas as ocorrências desta mesma palavra, clique no botão Ignore All. Para finalizar a correção, clique em Done.

Leia Mais... »

SUBSTITUINDO PALAVRAS

Para substituir uma palavra que ocorra várias vezes no texto por outra você pode usar a função de substituição de palavras: clique em Edit > Find and Replace Text. Digite a palavra que vai ser substituída em Find What e a palavra que vai ser sua substituta em Change To.

Clique em Find Next. O Photoshop vai marcar no texto a palavra localizada. Para fazer a alteração clique em Change. Para agilizar, você pode clicar também direto no botão Change/Find, que localiza e faz a substituição automaticamente uma a uma. Se quiser alterar todas as ocorrências desta mesma palavra, clique no botão Change All.

Figura 5.10 – Caixa de diálogo para substituição de palavras.

A opção Search All Layers marcada faz a busca em todos os layers do documento, a opção Forward permite fazer a busca em todo o documento. Com a opção Case Sensitive marcada, a busca será sensível às maiúsculas e minúsculas. Se a opção Whole Word Only estiver marcada, só serão mostradas as palavras exatas, se ela não estiver marcada, o Photoshop pode localizar parte de uma palavra. Por exemplo, a palavra “fotografia” poderia ser localizada se for digitada apenas a palavra “foto.

Leia Mais... »

USANDO PARAGRAFO

Algumas configurações específicas de parágrafos de texto não estão disponíveis na barra de opções, mas em uma paleta que reúne todas as opções necessárias para se construir um bloco de texto consistente e com boa qualidade tipográfica.
Para abrir esta paleta, clique em Window > Paragraph ou clique no botão existente na barra de opções para exibí-la.
Se a paleta de caractere abrir na frente da de parágrafo, basta clicar na aba da outra paleta para trazer esta à frente.

Figura 5.4 – Paleta de Parágrafo.
Na paleta de parágrafo podemos especificar, na primeira linha, o espaçamento no texto. Na ordem, da esquerda para a direita, os ícones correspondem ao Alinhamento pela esquerda, Alinhamento pelo centro, Alinhamento pela direita, Alinhamento justificado pela esquerda, Alinhamento justificado pelo centro, Alinhamento justificado pela direita e Alinhamento justificado completo. A diferença entre o alinhamento normal e o alinhamento justificado é que no justificado o texto todo termina na mesma linha, formando um bloco de texto mais “quadradinho”.

Figura 5.5 – Parágrafos com alinhamento normal e justificado.
Na linha abaixo, ainda na paleta, você pode definir qual o espaçamento a ser aplicado às margens direita e esquerda do texto. Esta distância é especificada em pontos, mas se preferir usar outra unidade de medida clique em Edit > Preferences > Units & Rulers e na opção Type e troque a unidade de medida para mm ou pixels.
Na linha de baixo você ainda tem a opção de definir o espaçamento apenas para a primeira linha do parágrafo.
O último grupo de opções permite definir o espaço antes ou depois de um parágrafo. Repare que em todos os casos, os desenhos são auto-explicativos e ajudam a entender sua utilidade.A opção Hyphenate permite que o texto seja hifenizado, ou seja envia um comando para que o Photoshop faça separação de palavras quando necessário.
Leia Mais... »

IMAGEM PANORAMICA

Este é um recurso interessante para quem gosta ou precisa montar painéis ou uma imagem panorâmica a partir de várias imagens. Este recurso facilita a união de imagens que tenham sido tiradas numa seqüência, horizontal ou vertical.
Para este exercício você vai precisar de no mínimo duas imagens que tenham cantos comuns, podendo ser montadas lado a lado. Repare que nas duas imagens selecionadas para o exemplo, as duas imagens têm partes em comum.

Figura 3.7 – Imagens para panorâmica.

Se você não tem duas imagens como no exemplo, abra uma imagem qualquer, clique na barra superior da imagem (onde está o nome da imagem) com o botão direito do mouse e selecione a opção Duplicate.

Figura 3.8 – Menu para duplicar imagens.

Você estará criando uma nova imagem igual à primeira.
Com a seleção retangular recorte o lado esquerdo da primeira (faca a seleção no lado esquerdo e clique em Image> Crop). Faça a mesma coisa com a segunda imagem, recortando seu lado direito, mas deixando um pedaço da imagem correspondente a uma pequena faixa da primeira, só para poder experimentar o recurso.
Salve suas duas imagens como um arquivo JPG (abaixo explicaremos melhor cada tipo de arquivo final). Para isso, clique em File > Save as, digite o nome do arquivo e selecione na lista de formatos disponíveis a opção JPEG.

Agora que você já tem as imagens contíguas, você pode iniciar a montagem de sua panorâmica.
1. Clique em File > Automate > Photomerge.
2. Para usar na montagem as imagens que estão abertas, deixe a opção Open Files selecionada. Se quiser incluir todas as imagens de um diretório, selecione a opção Folder e clique no botão Browse. Para excluir alguma imagem da lista, selecione a que você quer excluir e clique no botão Remove.
3. Clique em OK. Observe o Photoshop criar automaticamente um arquivo novo, colocando cada imagem como um novo layer.



Janela Photomerge

4. Na janela Photomerge, que se abre após este processo, verifique a união das imagens. Para unir as imagens, mantenha a opção Keep as Layers desmarcada. Se quiser mantê-las em layers separados, marque a opção Keep as Layers.
5. Na opção Settings, deixe a opção Normal marcada se quiser deixar a imagem na perspectiva original. Se quiser criar um efeito de perspectiva, selecione a opção Perspective.
6. Marque a opção Cylindrical Mapping e veja o efeito. Se quiser uma perspectiva mais “reta” selecione a opção Advanced Blending. Para visualizar, clique no botão Preview, observe o efeito e clique em Exit Preview para voltar para a janela de edição.
7. Clique em OK para finalizar a panorâmica.


Leia Mais... »

terça-feira, 16 de junho de 2009

Sobre Photoshop

Adobe Photoshop é um software caracterizado como editor de imagens bidimensionais do tipo raster (possuindo ainda algumas capacidades de edição típicas dos editores vectoriais) desenvolvido pela Adobe Systems. É considerado o líder no mercado dos editores de imagem profissionais, assim como o programa de facto para edição profissional de imagens digitais e trabalhos de pré-impressão.

Sua mais recente versão é apelidada como Adobe Photoshop CS3 (sigla cujo significado é Creative Suite 3, correspondente à décima edição desde seu lançamento), disponível para os sistemas operativos Microsoft Windows e Mac OS X. As versões anteriores até à 7.0 podem ser usadas em outros sistemas operativos, como o Linux, por meio de programas como o Crossover Office. Algumas versões anteriores foram lançadas também para IRIX, mas o suporte a esta versão foi descontinuado após a versão 3.0.

CARACTERÍSTICAS:

Apesar de ter sido concebido para edição de imagens para impressão em papel, o Photoshop está a ser cada vez mais usado também para produzir imagens destinadas à World Wide Web. As versões mais recentes incluem um segundo programa, o Adobe ImageReady, muito semelhante ao Photoshop, que é utilizado em conjunto para a edição e criação de imagens e animações para a internet.

O Photoshop também suporta edição com outros tipos de programas da Adobe, especializados em determinadas áreas: o já referido Adobe ImageReady (edição de imagens para a web), Adobe InDesign (edição de texto) Adobe Illustrator (edição de gráficos vectoriais), Adobe Premiere (edição de vídeo não-linear), Adobe After Effects (edição de efeitos especiais em vídeo) e o Adobe Encore DVD (edição destinada a DVDs). O formato de arquivos nativos do Photoshop (PSD ou PDD) podem ser usados entre estes programas. A título de exemplo, o Photoshop CS permite fazer elementos da interface gráfica de DVDs (menus e botões), desde que dispostos separadamente no ficheiro original (PSD ou PDD) por camadas (layers) agrupadas por ordem específica, de forma que, ao ser importado pelo Adobe Encore DVD, este consiga criar a edição para DVD com esses elementos.

O uso das camadas não é um recurso novo inventado pelos desenvolvedores do Photoshop, ele foi desenvolvido há muito tempo pelos ilustradores. Segundo Richard Valliere em seu livro, Manipulator of Movement:“[...]em dezembro de 1914 é patenteada aquela que efectivamente foi a maior contribuição técnica para a animação tradicional até o advento da computação gráfica: o desenho sobre folhas de celulóide transparente – em português vulgarmente chamada de acetato”. Essa inovação coube ao animador norte-americano Earl Hurd."[1]

Portanto, é mais um recurso existente no mundo real que foi aproveitado pela ferramenta Photoshop para facilitar o trabalho de seus usuários, assim como certos efeitos que reproduzem técnicas de pintura, máscaras, uma técnica muito utilizada em gráficas e impressão offset.

Os formatos de ficheiros nativos podem ser importados de programas da concorrência, como o Corel Photo-Paint, Pixel32, WinImages, GIMP, Corel Paint Shop Pro, etc.).

O Photoshop suporta vários espaços de cor (color spaces):

* sRGB (ponto branco=D65) - RGB no Photoshop
* Lab (ponto branco=D50)
* CMYK
* Escala de cinza (Grayscale)

A versão mais recente, de 2007, é a versão 9.0.2. Também chamada de "Photoshop CS3", uma vez que "CS" indica a sua integração no pacote de programas Adobe Creative Suite; quanto ao número "3" é por ser a terceira versão, desde que a Adobe reformulou a imagem de marca dos seus programas, sobre a "marca-mãe" (no inglês umbrella brand) "Creative Suite". Numa tentativa de se separar da imagem de marca anterior do Photoshop, entre as versões 3 e 7, em que apresentava o olho humano (num conceito de visão e imagem), nas duas primeiras versões do "Creative Suite" utiliza imagens de penas estilizadas (como referência à escrita e pintura com penas de aves), mais recentemente, já na terceira edição do "CS", a imagem foi alterada para um quadrado com as letras "PS" ao centro.

Recentemente, a Adobe incluíu o Adobe Camera RAW, um plugin desenvolvido por Thomas Knoll que permite ler vários formatos de ficheiros RAW, provenientes principalmente de máquinas fotográficas profissionais. Uma versão preliminar deste plugin esteve opcionalmente disponível para o Photoshop 7.0.1 a $99 dólares americanos.

Enquanto o Photoshop é praticamente utilizado por profissionais, monopolizando mesmo este mercado, o seu preço elevado, deixa margem para outros programas concorrentes, ganharem mercado noutras faixas, como por exemplo, o GIMP, um programa gratuito. De forma a competir com este mercado, e também para combater a pirataria de que o Photoshop é alvo, a Adobe lançou um programa semelhante para o mercado doméstico, o Adobe Photoshop Elements, mas com muitas funções profissionais removidas do Photoshop original. Enquanto o Adobe Photoshop CS3 é vendido por sensivelmente 800 euros (versão inglesa), o Adobe Photoshop Elements 4.0 custa apenas 130 euros, de forma a ganhar terreno no mercado doméstico. Sendo mesmo, por vezes incluído em digitalizadores de diversas marcas. Como é óbvio, esta versão "reduzida" não se adequa ao mercado de pré-impressão profissional, visto uma das principais características removidas deste software seja o modo de cores CMYK.

O Photoshop não suporta nativamente muitos dos algoritmos de imagem (Image Arithmetics) que o Corel Paint Shop Pro e outros editores de bitmaps utilizam. No entanto, esse problema pode ser contornado através do Filter Factory, um plugin gratuito disponível nos discos de instalação do Photoshop, após a versão 3.0.

Formato PSD

Formato padrão da Adobe para documentos do Photoshop. Possui muitos recursos extras como image layering. Suportado por muito poucos programas fora o Adobe Photoshop. A grande vantagem desse formato é que ele mantém todas as camadas de seu projeto no photohsop, sendo assim você pode reeditá-los mais tarde.

Fonte: Wikipédia
Leia Mais... »

quarta-feira, 3 de junho de 2009

AlfaSoft Office Image Xtractor 1.07


Office Image Xtractor é uma aplicação que lhe permite extrair imagens de todo o tipo de documento no formato original Microsoft Office e Adobe Acrobat Reader.Depois você pode usar ou editar as imagens extraídas de outros programas MS Windows.

Formatos de entrada suportados:
- Word formats (*.doc, *.docx, *.docm, *.dot, *.dotx, *.dotm)
- Excel formats (*.xl, *.xls, *.xlsx, *.xlsm, *.xlsb, *.xlt, *.xltx, *.xltm, *.xlam)
- PowerPoint formats (*.ppt, *.pptx, *.pptm, *.ppsx, *.pps, *.ppsm , *.pot, *.potx, *.potm)
- Adobe Acrobat files (*.pdf)

Formatos de saída suportados:
- Portable Network Graphics (*.png)
- Jpeg File Interchange Format (*.jpg, *.jpeg)


»Informações
Servidor: RapidShare
Tamanho:643 Kb
Iniciar Dowload
Leia Mais... »

LOGOS PSD


São mais de 100 logos no formato psd para você esta ultilizando de varias formas possivel.

» Informações
Tamanho: 7 mb
Servidor: EasyShare
Formato: rar/psd
Quantidade: 115 logo
Descompactado: 22mb
Inciar Download
Leia Mais... »

CARTAO DE VISITA COREL

Cartões de Visitas Vetorizados
Segundo volume dos cartões de visitas fashion vetorizados, contem seis lindos cartões unissex com design chamativo e atraente.

Editável em programa de vetorização. Para utilizá-los basta selecionar e copiar o cartão desejado para um novo documento, alterar o nome e escolher o tamanho para impressão.

Formato: rar/eps | Tamanho: 4,5 mb | Servidor: EasyShare | Iniciar Download
Leia Mais... »

CARTOES DE VISITA FASHION VETORIZADOS

Cartões de Visitas Vetorizados
Seis lindos cartões de visitas vetorizados, nomeado como cartão fashion, devido seu design extravagante. Estarei disponibilizando cartões vetorizados nesse estilo, dividido em vários volumes.

Para ultilizá-los basta selecionar e copiar o cartão desejado para um novo documento, alterar o nome e escolher o tamanho para impressão.

Formato: rar/eps | Tamanho: 800 kb | Servidor: 4Shared | Iniciar Download
Leia Mais... »

BACKGROUNDS FLORES

Background floral
Pacote com doze backgrounds florais em PSD, totalmente editável no Photoshop.
Formato: rar/psd | Tamanho: 125MB | Servidor: RapidShare
Downloads: Parte1 - Parte2
Leia Mais... »

FOTOGRAFIA

Esse é um curso básicão de fotografia que aborda os seguintes temas: Objetivas 35mm | Abertura | Foco | Câmeras fotográficas | Tripé | Rotações da cabeça | Peso da objetiva | Peso do tripé | Altura do tripé | Fotometragem | Filme fotográfico P&B | Enquadramento | Flash | Laboratório P&B | Contato | Ampliador | Revelador | Tempo de revelação | Interruptor | Fixador | Rinse | Revelação de papel fotográfico P&B | Armazenamento de equipamentos | Resolução da fotografia digital | Programas dos equipamentos digitais | Programas dos equipamentos digitais.

» Informações
Páginas: 17pg
Formato: rar/pdf
Servidor: 4Shared
Tamanho: Insiguinificante
Autor: Eduardo Justiniano
Iniciar Download
Leia Mais... »

SUPER MAN



Faça montagens com suas fotos pessoais utilizando essa mascara para Photoshop. Muito legal.

» Informações
Servidor: RapidShare
Resolução: 1772 x 2480
Formato: rar/psd
Tamanho: 16 mb
Inciar Download


Leia Mais... »

FORMANDA


Mascara para edição de suas fotos pessoais, com o tema de festa de formatura. Basta sobrepor a mascara sobre qualquer foto sua.

Formato: rar/psd | Resolução: 750x1100 | Tamanho: 5,5 mb | Servidor: EasyShare | Iniciar Download
Leia Mais... »

FORMULA 1 E MOTO


Duas mascaras digitais, estilo fórmula 1 e motoqueiro para você criar montagens sua e de seus amigos.

Formato: rar/psd | Tamanho: 12 mb | Servidor: EasyShare | Iniciar Download
Leia Mais... »


instale a barra do dicas Photoshop

 
Powered by Blogger